
UFCD [5840] – MAQUINAÇÃO – INTRODUÇÃO AO CAD/CAE/CAM/CIM
Reflexão
UFCD: 5840 Maquinação - introdução ao CAD/CAE/CAM/CIM
Data de início: 07/09/2015 Data do fim: 09/10/2015
Duração da UFCD: 50 horas
Formador: João Raimundo
Formando: Carlos Silva
Nesta UFCD de introdução ao CAD CAM tivemos como objetivo principal aprender a trabalhar com uma nova ferramenta de trabalho, que nos permite desenhar e fazer a programação de uma peça quer no torno, quer numa fresadora.
Para além desse conhecimento que tivemos que adquirir os conhecimentos de como fazer uma melhor programação, desde o tipo de ferramenta que devemos utilizar, as velocidades de corte, e a escolha das trajetórias a utilizar para que se possa otimizar o tempo.
Assim sendo os objetivos principais desta UFCD são identificar e caracterizar os sistemas, linguagens e domínios de aplicação utilizados no âmbito da produção depeças por maquinação, do projecto à gestão da maquinação,relacionar o projeto da peça com as operações de maquinação,definir as sequências de fabrico integrado por computador,descrever o ciclo de desenvolvimento e de fabrico de um produto por maquinação, reconhecer os conceitos e terminologia, reconhecer os sistemas e linguagens de programação, compreender as funções dos comandos de maquinação,utilizar ferramentas de CAD/CAE/CAM/CIM numa perspectiva da produção por maquinação e reconhecer as suas limitações,identificar as vantagens e desvantagens de cada sistema de programação, identificar aplicações de cada sistema de programação, otimizar o desempenho dos processos de fabrico e montagem.
Durante a UFCD tivemos como inicio a prática do desenho para podermos rever alguns conceitos apreendidos anteriormente, depois disso iniciamos a maquinação no torno, onde apenas trabalhamos em dois eixos. De seguida começamos a trabalhar na fresadora onde já começamos a trabalhar com os três eixos, através de diversos exercícios.
A evidência que escolhi para mostrar a avaliação deste módulo foi o teste de avaliação realizado.
Aquilo em que senti alguma dificuldade numa fase inicial foi no desenho de peças um pouco mais complexas, dificuldade essa que se foi dissipando com o avançar da unidade, em relação ao resto do conteúdo dado penso que consegui assimilar todos os conhecimentos.
Tendo em conta a minha participação na aula, a minha assiduidade e o meu teste de avaliação auto avalio-me com um bom.
Relexão assinada: MAQUINAÇÃO – INTRODUÇÃO AO CAD/CAE/CAM/CIM
Evidência: Teste de avaliação