top of page

UFCD [5805] – MAQUINAÇÃO – INTRODUÇÃO

Reflexão

UFCD: 5805 Maquinação – Introdução

 

Data de início: 11/06/2015                                                                                                                                                             Data do fim: 15/07/2015

 

Duração da UFCD: 50 horas

 

Formador: Hélder Nunes   

                                                                 

Formando: Carlos Silva

 

Na UFCD de Maquinação-Introdução, tem como principal objetivo dar o funcionamento e a manuseio correto das máquinas convencionais, como é o exemplo da fresadora e do torno. Assim sendo nesta UFCD tivemos o primeiro contacto com este tipo de máquinas pois sem ele não conseguiríamos avançar para as máquinas CNC.

 

Assim sendo os objetivos mais específicos desta UFCD são, identificar os principais tipos, constituição, características e princípios de funcionamento de uma máquina ferramenta, descrever a nomenclatura e terminologia utilizada em cada tipo de máquina-ferramenta, distinguir as principais características e princípios de funcionamento, entre uma máquina-ferramenta convencional e uma máquina-ferramenta com sistema C.N.C., identificar e caracterizar as principais operações de maquinação de peças metálicas e não metálicas, unitárias ou em série, regulando e operando em máquinas-ferramentas convencionais (furação, fresagem, torneamento, retificação e electro erosão), reconhecer os procedimentos fundamentais de regulação, operação e controle do processo de maquinação, nas máquinas-ferramentas com comando numérico computorizado (C.N.C.), caracterizar uma ferramenta de corte, selecionar os parâmetros de corte em função do material a maquinar e da ferramenta a utilizar, utilizar corretamente tabelas e ábacos de velocidade de corte, velocidade de rotação e velocidade de avanço, selecionar o processo de maquinação e as ferramentas de corte mais adequadas em função do máximo rendimento e da qualidade pretendida para o produto final, reconhecer a importância da refrigeração, para o bom estado da ferramenta e para a qualidade do produto final, utilizar máquinas-ferramentas convencionais na execução de operações de maquinação de peças e de conjuntos, identificar e caracterizar os equipamentos e as ferramentas utilizados no corte sem arranque de apara, Identificar e respeitar as normas de higiene, segurança e ambiente.

 

A evidência escolhida para demonstrar os conhecimentos adquiridos nesta UFCD é o trabalho de avaliação realizado, o desenrolador de fita-cola.

 

Nesta UFCD tivemos oportunidade de tomar conhecimento de como trabalhar com a fresa e o torno. Foi-nos proposto realizar uma peça mais precisamente um desenrolador de fita-cola para que pudéssemos trabalhar com ambas as máquinas. Após a análise do desenho que nos foi fornecido pelo formado iniciamos o nosso trabalho no torno, onde tivemos que ter em atenção todas as coordenadas fornecidas, bem como as medições e tolerâncias que devíamos respeitar, trabalhando assim em apenas 2 eixos. Depois de feitas as peças no torno avançamos para a fresa onde tivemos de ter os mesmos cuidados mas desta vez já trabalhamos em 3 eixos. Uma vez que as peças que constituíam o desenrolador eram em vários tipos de materiais, ficamos também com o conhecimento que os diversos tipos de matérias tem vários comportamentos, quer na fresa quer no torno, tendo nós ter em atenção a todos esse pormenores, para que as peças possam fica em esquadria, direitas e dentro das tolerâncias exigidas.

 

Nesta UFCD não houve propriamente nenhum momento em tivesse alguma dificuldade, pois a já tinha tido algum contacto com este tipo de máquinas embora tenha tido alguma dificuldade em trabalhar com o plástico, mas que facilmente foi ultrapassável através dos trabalhos realizados.

 

A minha autoavaliação vai incidir sobre o único momento de avaliação que tivemos o trabalho de avaliação, sobre o meu comportamento na sala de aula, acho que consegui assimilar os pontos chaves desta unidade curricular, pois acho que compreendi todos os temas, assim autoavalio-me com um muito bom.

Relexão assinada: Maquinação -Introdução

Evidência: Trabalho Final

bottom of page