top of page

UFCD [5838] – MAQUINAÇÃO – INTRODUÇÃO

AO CNC

Reflexão

UFCD: 5838 Maquinação – Introdução ao CNC

Data de início: 20/07/2015                                                                                                                                                           Data do fim: 28/07/2015

 

Duração da UFCD: 25 horas

 

Formador: João Raimundo   

                                                              

Formando: Carlos Silva

 

Na UFCD de Maquinação-Introdução ao CNC, tem como principal objetivo dar a conhecer um pouco da história do comando numérico de onde surgiu e quais a suas origens. Podemos ficar também a conhecer onde é que este tipo de linguagem pode ser aplicado, como por exemplo numa retificadora, fresadora, torno, quinadeira, etc. Assim sendo podemos ver que a maquinação CNC vem trazer também algumas vantagens nos processos de fabrico pois vai reduzir o tempo de fabrico o que irá trazer mais lucros nesse sentido. Por fim uma breve introdução à programação CNC aplicada neste caso ao torno.

 

Assim sendo os objetivos mais específicos desta UFCD são, reconhecer a importância do C.N.C. (Comando Numérico Computorizado) na produção com máquinas ferramenta, reconhecer a importância dos conceitos de geometria para a programação C.N.C., distinguir e caracterizar as diferentes partes constituintes de um sistema C.N.C., identificar as tecnologias de Comando Numérico e respetiva utilização, tanto na preparação de trabalho, como na programação., reconhecer as noções fundamentais da programação de um sistema C.N.C., reconhecer e caracterizar os elementos dimensionais e geométricos de uma peça CN.

 

A evidência escolhida para demonstrar os conhecimentos adquiridos nesta UFCD é o teste de avaliação realizado.

 

Nesta UFCD tivemos oportunidade de tomar conhecimento, através de alguns trabalhos que realizamos a programação e como funciona essa mesma programação. Assim começamos a ter conhecimento de como realizar uma determinada peça só através de comandos e dados que elaboramos num simulador, fazendo linhas, chanfros, raios, caixas, roscas, mandrilamentos e os códigos associados a essas mesmas tarefas, sempre aplicadas ao torno.

 

Uma vez que foi a primeira abordagem que tivemos com a programação CNC, senti algumas dificuldades iniciais na conjugação dos códigos a utilizar e qual a maneira mais correta para conseguir elaborar essa mesma peça, mas através do exercícios fornecidos pelo formador fui conseguindo entender melhor a programação.

 

A minha autoavaliação vai incidir sobre o único momento de avaliação que tivemos a ficha de avaliação, sobre o meu comportamento na sala de aula, embora não seja muito participativo nas aulas, acho que consegui assimilar os pontos chaves desta unidade curricular, pois acho que compreendi todos os temas, assim autoavalio-me com um bom.

Relexão assinada: Maquinação - Introdução ao CNC

Evidência: Teste

bottom of page