
UFCD [5799] – TRATAMENTO DE METAIS – INTRODUÇÃO
Reflexão
UFCD: 5799 Tratamento de Metais
Data de início: 11/11/2015 Data do fim: 19/11/2015
Duração da UFCD: 25 horas
Formador: Cristina Parreira
Formando: Carlos Silva
A UFCD de tratamento de metais, tem como principal objetivo ter o conhecimento sobre os diversos tipos de tratamentos de metais que existem, e quais os principais procedimentos que devemos ter para que esses mesmos materiais tenham um tratamento bem aplicado. Para além disso ficamos a saber quais os cuidados a ter nesses mesmos tratamentos.
Assim sendo os objetivos mais específicos desta UFCD são, identificar os diferentes tipos de tratamentos de estrutura de metais, relacionar o tratamento com as alterações originadas nas propriedades do metal tratado, relacionar o tratamento com o respetivo campo de aplicação, identificar os principais fatores de influência num tratamento de metais, reconhecer os principais elementos estruturais do aço numa microestrutura, reconhecer a importância do diagrama de equilíbrio no acompanhamento do tratamento de estrutura de metais, reconhecer a importância do diagrama TTT (tempo, temperatura e transformação), de uma liga binária, no acompanhamento do tratamento de estrutura de metais, reconhecer a importância da interpretação correta dos diagramas de equilíbrio e de TTT para o sucesso do tratamento de metais, reconhecer a importância do tratamento criogénico no tratamento térmico dos metais, identificar os diferentes tipos de limpeza e preparação da superfície para tratamento superficial de metais, identificar os diferentes tipos de tratamentos de superfície de metais.
A evidência escolhida para demonstrar os conhecimentos adquiridos nesta UFCD são os trabalhos que fomos desenvolvendo.
Nesta UFCD tivemos oportunidade de fazer a limpeza e o tratamento dos materiais, tais como na limpeza, podemos aplicar a granalhagem, lixa e a limpeza com MEK, já nos seus revestimentos aplicamos a anodização e a cromatização. Assim aprendemos não só como devemos fazer a limpeza e o revestimento dos materiais como também aprendemos como se devem fazer esses mesmos processos, aprendendo assim a trabalhar na granalhagem, e quais os banhos que tivemos que utilizar para atingir o tratamento pretendido.
Para além dos tratamentos de metais aprendemos também como se compunha o aço e quais as fases de tratamento por que passava desde a recolha do material até à sua conceção final.
No final desta UFCD como modo de revisão dos processos que vimos e estudamos a formadora realizou uma atividade chamada “conversas de café”, que consistia nisso mesmo numa conversa entre vários grupos onde podemos responder e debater os vários tipos de limpeza e tratamentos que existiam e que acabamos por realizar.
Nesta UFCD não tive propriamente nenhuma dificuldade, pois eram processos que não conhecia mas que ao longo da UFCD fui apreendendo sem dificuldade.
A minha autoavaliação vai incidir sobre a minha participação, sobre os trabalhos realizados na sala de aula, assim sendo autoavalio-me com um bom.
Relexão assinada: Tratamento de Metais
Evidência: Teste de avaliação